4, v.1Development of a small solar thermal mechanical pumping systemDistribuição geográfica do potencial energético dos resíduos da avicultura de corte na região Oeste do Paraná: 4º Encontro de Energia no Meio Rural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

KOLLING, Evandro Marcos, SOUZA, Samuel Nelson Melegari de, DALLACORT, Rivanildo et al. Diferentes níveis de irradiação solar e de pressão de trabalho, em um sistema fotovoltáico de bombeamento de água. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100050&lng=en&nrm=iso> .

O bombeamento de água é uma das atividades mais difundidas ao emprego da energia solar, apesar de se apresentar como uma alternativa interessante, o alto custo e baixa eficiência dos sistemas acrescido aos projetos inadequados ainda restringem sua aplicação. O uso racional, baseado na utilização mais eficiente de seus equipamentos esta vinculado ao conhecimento do comportamento operacional destes sistemas. O presente trabalho objetivou avaliar o comportamento operacional de um sistema fotovoltáico de bombeamento de água diretamente acoplado operando em diferentes níveis de irradiância solar, por meio da montagem de uma bancada de testes, submetendo-o a diferentes pressões de trabalho e determinando a vazão fornecida. Os resultados permitiram concluir que a potência gerada pelo painel e a vazão fornecida pela moto-bomba estão diretamente relacionadas com a irradiância solar e a carga de bombeamento, as quais influenciam na eficiência do sistema. A máxima eficiência do painel foi de 8%, 39% para a moto-bomba e, 2,3% na interação dos componentes.

Keywords : Irradiância solar; Carga de bombeamento; Vazão do sistema; Sistema Fotovoltáico.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese