4, v.1Diferentes níveis de irradiação solar e de pressão de trabalho, em um sistema fotovoltáico de bombeamento de águaEDEN: programa para auxílio a projetos de edificações energeticamente autônomas e eficientes author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SORDI, Alexandre, SOUZA, Samuel N.M. and OLIVEIRA, Francisco H. Distribuição geográfica do potencial energético dos resíduos da avicultura de corte na região Oeste do Paraná: 4º Encontro de Energia no Meio Rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100051&lng=en&nrm=iso> .

A avicultura tem vivenciado nos últimos anos um período de franca expansão em virtude de vários fatores, dentre os quais destacam-se a evolução genética e os avanços em relação ao manejo e à nutrição. Uma das maiores preocupações dos diferentes órgãos nacionais e internacionais ligados à saúde e ao bem estar está relacionada ao adequado destino dos resíduos produzidos por essa prática agropecuária. Ao final do ano 2000 no Estado do Paraná, existia cerca de 123.293.408 cabeças de aves de corte. Isto representou um grande potencial de geração de resíduos na forma de cama de aviário, a qual é lançada no solo com a finalidade de adubação orgânica, o que apresentando-se como fator de risco na contaminação do lençol freático. O presente trabalho mostra o levantamento do potencial energético teórico dos resíduos dos aviários na região Oeste do Paraná, demonstrando sua distribuição geográfica através do uso do Sistema de Informação Geográfica.

Keywords : cama de aviário; geração de energia; SIG.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese