4, v.1EDEN: programa para auxílio a projetos de edificações energeticamente autônomas e eficientesEficiência do método de medida da radiação solar difusa medida por sombreamento em função do tipo de cobertura do céu author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

MUNIZ, Rafael Ninno. "Educação e biomassa". In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100053&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho aborda conceitos relativos à energia da biomassa, propondo a instalação de uma tecnologia sustentável, os biodigestores rurais, em assentamentos da reforma agrária. Essa tecnologia com fundamentos agroecológicos juntamente com uma proposta de educação baseada em princípios éticos e filosóficos, visa atingir uma sustentabilidade ambiental e educacional, dentro da realidade da comunidade rural onde deverá ser implementado. Inicia-se apresentando a problemática histórica do uso da energia no processo de formação da civilização humana, fazendo uma comparação entre os modos de produção capitalista e socialista sobre o enfoque energético. É mostrado o potencial energético da biomassa situando a importância da América Latina e do Brasil em particular nesse contexto histórico. Após uma explicação sobre o que vem a ser uma educação sustentável, é apresentado os princípios pedagógicos e políticos do MST, pois será através desse movimento que se concretizará a presente proposta do trabalho.

Keywords : Energia; Educação; Biomassa; Biodigestores; Reforma Agrária; MST.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese