4, v.1Eficiência do método de medida da radiação solar difusa medida por sombreamento em função do tipo de cobertura do céuEficiência energética de um sistema eólico isolado author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

PEREIRA, Sidney, CAMACHO, José Roberto, DIAS, Gutemberg Pereira et al. Eficiência energética de equipamentos eletrorurais. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100055&lng=en&nrm=iso> .

Devido ao crescimento acelerado nos custos de energia elétrica no país, tem-se buscado fazer com que os processos consumidores de energia tornem-se mais eficientes, objetivando a diminuição do valor do item energia elétrica para os produtores rurais. Como ação, o governo brasileiro sancionou a chamada Lei de Eficiência Energética (Lei nº10.295, 17 de outubro de 2001), que obriga máquinas e aparelhos consumidores de energia, fabricados ou comercializados no país, a comprovar níveis máximos de consumo, ou mínimos de eficiência energética. Para avaliar máquinas eletrorurais quanto ao consumo específico (kWh/t), tais como: desintegradores, picadoras, moedores (DPM's) enfim, máquinas rotativas que promovam algum beneficiamento, a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), em parceria com: GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica), a UFV (Universidade Federal de Viçosa - MG) e com o apoio da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) montaram duas unidades de laboratórios para o ensaio de máquinas eletrorurais, uma localizada na UFV e outra na Fazenda Energética da CEMIG (Uberaba - MG). As duas unidades estão equipadas com um sistema de aquisição de dados capaz de adquirir valores de torque e rotação aplicados ao equipamento em ensaio, enviar e armazenar os dados obtidos em um microcomputador, possibilitando a determinação do consumo específico (kWh/t) do mesmo. Ensaios tem demonstrado que, geralmente, sob condições adequadas de regulagens, o menor consumo específico se encontra em faixa de valores de rotação que não as recomendadas pelos fabricantes dos DPM's. Para avaliar o desempenho dos equipamentos eletrorurais um grupo técnico formado por diferentes órgãos da sociedade deverá propor uma metodologia comum afim de atender o prescrito pela Lei de Eficiência Energética.

Keywords : Conservação de energia; máquinas rurais eficientes; consumo específico; motores elétricos.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese