4, v.14º Encontro de energia no meio rural: eficientização energética da Fazenda Exp. PUC-Minas - biodigestor de baixo custoEletrificação rural fotovoltaica domiciliar no Brasil: uma proposta para implementação e operação considerando a universalização eqüitativa do atendimento author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

ALMEIDA, Fernanda Araújo de, MELO, Ricardo José Silva, VIDIGAL, Rafael Celestino et al. 4º Encontro de Energia no Meio Rural: eficientização energética da Fazenda Exp. PUC-Minas - climatização da granja de suínos da Fazenda Experimental da PUC-Minas. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100058&lng=en&nrm=iso> .

O projeto apresentado neste artigo foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Energia da PUC-MG, GREEN Solar, com o apoio do Laboratório de Eletrônica de Potência da PUC-MG e apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG. O objetivo deste projeto é controlar a temperatura nos diversos ambientes da granja a fim de proporcionar níveis recomendáveis de conforto. Desta forma busca-se reduzir a taxa de mortalidade dos animais e economizar energia no processo de aquecimento do ambiente. O desafio é atingir o objetivo utilizando fontes renováveis e não poluentes de energia. Nosso trabalho focaliza, em princípio, a maternidade. Este é o setor onde a fêmea é levada no final da gestação e, depois do parto, amamenta as crias por aproximadamente 21 dias. Após esse período já ocorreu o desmame completo. Os leitões são transferidos para a creche e a fêmea volta ao galpão de gestação à espera do período da próxima inseminação. Na creche, os leitões estão mais resistentes, mas o aquecimento ainda é necessário. Para a maternidade foi desenvolvido o PigPiloow®, colchão de água quente que permite a criação de dois microclimas, proporcionando conforto tanto para a matriz e leitões. Já para a creche a solução mais viável seria campânulas de aquecimento utilizando biogás produzido na própria fazenda como fonte de combustível.

Keywords : Climatização; Microclima; Eficientização; Creep; Automação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese