4, v.1Eletrificação rural: um levantamento da legislaçãoEnergia de resíduos sólidos como mecanismo de desenvolvimento limpo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

KINTO, Oscar Tadashi, GALVAO, Luiz Claudio Ribeiro, GRIMONI, Jose Aquiles Baeso et al. Energia da gaseificação de biomassa como opção energética de desenvolvimento limpo. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 17 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100061&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho é mostrar um estudo para produção de energia através da biomassa dentro do planejamento energético e como mecanismo de desenvolvimento limpo. Nesse sentido, define-se em à região do Médio Paranapanema (MPP), uma das regiões menos desenvolvidas do estado de São Paulo, como referencial de aplicação segundo a metodologia do PIR (Planejamento Integrado de Recursos Energéticos), mostrando também nesse trabalho o estado da arte das tecnologias de gaseificação existentes no mundo. Para isso a metodologia usada foi a análise e caracterização da região, dos recursos de biomassa e tecnologias de gaseificação, tudo focando a ACC (análise dos custos completos) e dentro de um período de planejamento de 10 anos. Obtendo-se como resultado um potencial teórico de 4x103 GWh, isso utilizando como combustível somente os resíduos de biomassa da cana de açúcar, milho, milho safrinha, algodão e mandioca (no caso, utilizando a tecnologia de gaseificação de leito fluidizado). De posse de tais resultados, pode-se estabelecer a carteira de recursos para gaseificaçao, e com isso, um plano preferencial para a região, mostrando assim a viabilidade e sustentabilidade dessa tecnologia para produção de energia elétrica.

Keywords : Gaseificação; Biomassa; Energia; Meio Ambiente; Planejamento Energético; Mecanismos de Desenvolvimento Limpo; Efeito estufa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese