4, v.1Energia da gaseificação de biomassa como opção energética de desenvolvimento limpoEnergia sustentável e mercado rural nordestino: os contornos de uma agenda author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

GALVAO, Luiz Claudio Ribeiro, SAIDEL, Marco Antonio, RIBEIRO, Fernado Selles et al. Energia de resíduos sólidos como mecanismo de desenvolvimento limpo. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100062&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho tem como meta o estudo e a aplicabilidade do aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos -RSU- para geração e conservação de energia. Para consistência da abordagem utilizada, aplica-se à região do Médio Paranapanema -MPP- focado nos objetivos do Planejamento Integrado de Recursos energéticos - PIR. Assim, resultam diversas maneiras de se tratar os RSU visando seu aproveitamento, por exemplo, a compostagem de material orgânico, a incineração de lixo, a produção de biogás e a conservação de energia com a reciclagem. E da análise destas alternativas buscando quantificar o potencial energético (e custos envolvidos), resulta que dito potencial, para um horizonte de dez anos (no caso do MPP), está dado através de: 47 GWh/ano em Conservação e Reciclagem; 5 GWh/ano em Compostagem e Biogás; 15 Gwh/ano em Incineração; 56 GWh/ano em Reciclagem e Incineração; 52 GWh/ano em Biogás e Reciclagem. Da análise dos resultados, conclui-se que é alta a possibilidade de soluções para o desenvolvimento de recursos energéticos de RSU na região, demostrou-se a possibilidade de uma visão abrangente dos recursos e das técnicas para utilização destes, e que tudo isso deve necessariamente contar com a participação de interessados e envolvidos.

Keywords : Resíduos Sólidos Urbanos; Energia do Lixo; Reciclagem; Reuso; Planejamento Integrado de Recursos; Recursos Energéticos; Planejamento Energético; Desenvolvimento Sustentável.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese