4, v.1Energia sustentável e mercado rural nordestino: os contornos de uma agendaENERNET: rede mundial existente, e livre mercado de EE (energia elétrica) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

LIENNARD, Alain, PIOCH, Daniel, CHIRAT, Nathalie et al. Energy generation from "neat" vegetable oils. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 21 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000100064&lng=en&nrm=iso> .

Os principais aspectos no tocante aos oleos vegetais-carburantes serão debatidos com base nos exemplos tirados da longa experiência do CIRAD neste  campo. Apos a apresentação dos recursos (produção de oleos vegetais (OV), aspectos quimicos, refinação, utilização alimentar e não alimentar) serão debatidos os principais meios para a utilização de tais biocarburantes diesel. A alimentação de motores diretamente por OV não transformados, implica numa adaptação dos equipamentos, em função das propriedades fisicas e quimicas e uma vez realizados os testes comparando-os com o gasoleo em motor (tempo de inflamabilidade, depositos sobre os injetores). Alguns resultados dos trabalhos de pesquisas de tipo fundamental feitas pelo CIRAD são presentados com a finalidade de entender o comportamento singular dos OV injetados num motor diesel. Estes dados cientificos são aplicados pelo CIRAD fora do laboratorio, na adaptação de pequenos motores fixes, de carros, tratores e até mesmo de geradores fabricas, assim como para a produção de calor. Todas essas soluçoes técnicas têm a vantagem de não exigir um tratamento complexo dos OV. Mas em outras situaçoes é preferivel adaptar as propriedades dos biocarburantes aos equipamentos existentes (ésters, quebrador catalitico o misturas ). A integração de parâmetros de ordem climatica, geografica, social, politica e econômica, sera debatida de forma resumida, afim de chegar-se à escolha dos OV in natura nas condiçoes mais adaptadas - não apenas limitada aos aspectos técnicos - com o intuito de aproveitar as oportunidades locais e de criar sinergias.

Keywords : Oleos vegetais; biocarburantes; motores diesel; bioenergia; desenvolvimento rural.

        · abstract in english     · text in english     · pdf in english