4, v.2Estudo comparativo técnico e econômico de diferentes óleos vegetais brasileiros para produção de biocombustívelFuel ethanol from Brazilian biomass: economic risk analysis based on monte carlo simulation techniques author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CAMARGO, João Carlos, SILVA, Ennio Peres da, CANAVARROS, Otacílio Borges et al. Fornecimento de energia elétrica através de células a combustível utilizando reforma de etanol em comunidade isolada do Estado de Mato Grosso. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 20 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200002&lng=en&nrm=iso> .

A geração de energia elétrica utilizando células a combustível constitui-se atualmente uma alternativa promissora que concilia alta eficiência de conversão e baixos impactos ambientais. Este equipamento é um dispositivo eletroquímico que combina hidrogênio com oxigênio do ar para produzir energia elétrica, tendo como subprodutos, calor e água. O hidrogênio necessário para o funcionamento das células pode ser obtido de várias fontes, tanto renováveis como não-renováveis. Dessa maneira o etanol produzido no Brasil a partir da cana-de-açúcar é um candidato natural, de onde se pode extrair o hidrogênio através do processo de reforma. Este processo é uma alternativa ao óleo Diesel largamente utilizado para geração de energia elétrica em comunidades isoladas, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Este trabalho propõe-se a apresentar os aspectos principais do projeto que está sendo realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético - NIPE da UNICAMP em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT para a instalação de uma unidade de geração de energia elétrica com célula a combustível em uma comunidade isolada do Estado do Mato Grosso.

Keywords : Reforma etanol; célula a combustível; geração de energia elétrica; comunidades isoladas.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese