4, v.2Fornecimento de energia elétrica através de células a combustível utilizando reforma de etanol em comunidade isolada do Estado de Mato GrossoGeração de eletricidade a partir da biomassa com tecnologias avançadas de geração distribuída author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

N0VAES, W. S., CAIXETA, S. H. M, SELVAM, P. V. P. et al. Fuel ethanol from Brazilian biomass: economic risk analysis based on monte carlo simulation techniques. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200003&lng=en&nrm=iso> .

O etanol derivado da biomassa brasileira constitui hoje um dos projetos energéticos mais propícios em desenvolvimento para o Brasil, principalmente no que diz respeito ao emprego rural, ao meio ambiente e a segurança energética. Pensando nisso, desenvolvemos um estudo tecnológico e econômico sobre a produção de etanol derivado da cana - de - açúcar, utilizando modelagem dinâmica, simulação e análise de risco econômico através de métodos estocásticos. O objetivo do presente trabalho consiste em desenvolver um modelo estocástico para a simulação e também a implementação da análise de risco econômico envolvido no projeto, devido à variação de parâmetros e variáveis de processo através do método Monte Carlo de simulação estocástica. O balanço de massa e a avaliação econômica foram obtidos através de simulações, utilizando para isso o software SuperProTM Designer v.3.0. Realizou-se, também, a análise de risco econômico variando o preço de venda, rendimento de fermentação e a capacidade de produção, consideradas como variáveis estocásticas do processo. Desenvolvemos a simulação estocástica utilizando planilha eletrônica baseada em métodos de distribuição de incerteza e o software @Risk, simulador Monte Carlo. Através da simulação do processo de produção de etanol combustível, foram obtidos como resultados os investimentos necessários, os lucros e o retorno sobre os investimentos. Pelos resultados obtidos, podemos concluir que por meio de nossas simulações e análise de tais resultados, que através do método Monte Carlo é possível realizar uma modelagem considerando a natureza aleatória e complexa inerente a cada processo químico, com rapidez, precisão e confiabilidade dos resultados obtidos.

Keywords : Etanol combustível; Simulação; Estocástica; Monte Carlo; Análise de Risco.

        · abstract in english     · text in english     · pdf in english