4, v.2Geração de energia a partir de resíduos de mandioca para agricultura familiar no Estado do ParáGeração de energia elétrica distribuida a partir de célula a combustível author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

GRANATO, Eder Fonzar and SILVA, Celso Luiz. Geração de energia elétrica a partir do resísuo vinhaça. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200006&lng=en&nrm=iso> .

A produção de álcool no Brasil é fato marcante atualmente, pois além da frota veicular movida a álcool hidratado, existe também o consumo do álcool anidro no mercado interno e externo. Já na década de 30 durante o governo de Getúlio Vargas, foi oficializado o primeiro ato de intervenção do Estado na economia açucareira, em 20 de fevereiro de 1931, pelo Decreto n. ° 19.117, o qual instituiu a adição obrigatória de 5% na gasolina importada, visando o auxílio na superação da crise que o açúcar passava devido ao aumento da oferta no mercado segundo Pinto (1999). Após este Decreto, surgiram outros vários, estimulando o crescimento agro-industrial através de incentivos para o setor e o estímulo da fabricação do motor a álcool, culminando com a institucionalização do proálcool na década de 70, mais precisamente em 14 de novembro de 1975. Neste trabalho apresenta-se como principal preocupação a utilização racional da vinhaça produzida nas indústrias sulcro-alcooleiras, embora as mesmas já venham recebendo o nome de subproduto ao invés de resíduo industrial, devido a inúmeras utilizações que a mesma possa ser direcionada, podendo produzir energia elétrica alternativa, sem causar danos ao meio ambiente. A vinhaça, até então se mostra como o grande vilão dos resíduos industriais no setor sucro-alcooleira, pois se sabe que para litro de álcool produzido são gerados de 10 a 14 litros de vinhaça (Lamo,1991), assim sendo, se o Brasil produz em torno de dezesseis bilhões de litros de álcool/ano, a vinhaça gerada gira em torno de cento e setenta bilhões de litros, sendo um volume bastante preocupante. É sabido também que devido ao seu teor de nutrientes a vinhaça é utilizada para fertirrigação. Não obstante, em se tratando de uma "indústria de produto energético", a possibilidade de se converter a matéria orgânica do vinhoto em metano, não deve ser desprezada; tal prática além de minimizar os eventuais riscos com acidentes durante manuseio do vinhoto, facilita sua aplicação na lavoura, na medida que neutraliza o ph do efluente, segundo Viana (1988).

Keywords : Biodigestores; digestão anaeróbica; biomassa; resíduo orgânico; destilaria anexa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese