4, v.2Geração de energia elétrica a partir do resísuo vinhaçaGeração de energia eletrica em pequena escala utlizando ciclos a vapor e lenha como combustível author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

ETT, Gerhard, JANOLIO, Gilberto, ETT, Volkmar et al. Geração de energia elétrica distribuida a partir de célula a combustível. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200007&lng=en&nrm=iso> .

A crise energética que o Brasil enfrentou e certamente enfrentará em futuro próximo o obrigou a desenvolver rapidamente outras fontes de energia e com menor impacto ambiental, devido às novas leis ambientais. O petróleo (hidrocarbonetos) é um recurso não renovável mas largamente utilizado como fonte de energia. Estima-se que suas reservas conhecidas e comercialmente exploráveis durem em torno de 50 anos. Com a redução das reservas, os preços em futuro próximo atingirão valores impraticáveis para sua aplicação como combustível. Uma outra forma de produzir energia distribuída, sem necessidade adicional de rede elétrica, seria através de célula a combustível. Além da geração de energia produz água pura e emite calor aproveitável para aquecer água. As grandes vantagens desta tecnologia são a ausência de emissão de poluentes e sua alta eficiência. Estes aspectos garantem um lugar de destaque no planejamento econômico / ecológico da matriz energética nacional. O combustível da célula é o hidrogênio que pode ser obtido por reforma de hidrocarbonetos renováveis (álcoois, biomassa) ou não (gás natural). Pode ser produzido por eletrólise de água com armazenagem temporária ou - no futuro - por processos biológicos. A armazenagem permite cobrir períodos sem vento, sol ou picos de demanda de outros sistemas de geração.

Keywords : Célula a Combustível; Energia distribuída; Energia limpa; hidrogênio; etanol e álcool.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese