4, v.2Geração de energia eletrica em pequena escala utlizando ciclos a vapor e lenha como combustívelGeração distribuída de eletricidade a partir de resíduos de cana-de-açúcar no Brasil: um modelo computável de equilíbrio geral author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CAVALIERO, Carla Kazue Nakao and SILVA, Ennio Peres da. Geração de energia elétrica: as novas regulamentações para as fontes renováveis alternativas. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200009&lng=en&nrm=iso> .

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis alternativas vem experimentando uma nova fase de crescimento no Brasil. Até bem pouco tempo, o apelo ambiental era utilizado fortemente para incentivar tais fontes, não sendo, no entanto, suficiente para atingir seu objetivo. Com a crise de energia elétrica e o plano de racionamento vividos em 2001, chamou-se a atenção para um outro fator importante: a necessidade de diversificar as fontes de energia. Atualmente existe uma certa expectativa quanto ao incremento de tais fontes, especialmente após a divulgação do Plano de Revitalização do Modelo do Setor Elétrico, em fevereiro de 2002, desenvolvido durante a crise de energia. De acordo com este plano, uma das medidas de implementação imediata consiste na modificação do sistema de financiamento dos programas de fontes alternativas de energia. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar os mecanismos regulatórios desenvolvidos recentemente para estimular a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis alternativas, em especial nos sistemas isolados.

Keywords : Fontes renováveis alternativas; Mecanismos regulatórios; Sistemas isolados.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese