4, v.2Geração distribuída de eletricidade a partir de resíduos de cana-de-açúcar no Brasil: um modelo computável de equilíbrio geralImpacto da utilização de inversores em sistemas de geração distribuída sobre equipamentos rurais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

RODRIGUES, José F., MARTINI, Ricardo R. and SERNI, Paulo J.A. Hidreletricidade no Brasil: o que aconteceu com o nosso modelo?. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200011&lng=en&nrm=iso> .

O artigo tem como objetivo discorrer sobre aspectos inerentes ao modelo brasileiro de geração de energia elétrica, tratando-se assim da hidreletricidade, geração esta que representa aproximadamente 90% do total gerado e portanto demonstrando a importância que este parque gerador possui para a história do país e para o seu futuro desenvolvimento científico e tecnológico, que um dia serviu de exemplo e referência mundial aos olhos dos especialistas do setor e que atualmente sofre as conseqüências da falta de investimentos e planejamento, e comentar também alguns aspectos que referem-se sobre estratégias que se tem verificado para o estudo e controle de vazões afluentes em algumas bacias e barragens visando uma compreensão adequada desse parâmetro face ao recente episódio ocorrido da falta de energia que assolou o país nas regiões sudeste e nordeste, principalmente. Espera-se que a resposta à pergunta apresentada no título do artigo, possa ser realizada por cada leitor, após a leitura do mesmo.

Keywords : hidreletricidade; geração de energia; fonte renovável de energia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese