4, v.2Indicadores energético-ambientaisInstalação de painéis fotovoltáicos em comunidades isoladas: a experiência da Ilha da Ferradura - Ilha Solteira (SP) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CARVALHO, Paulo Cesar Marques de and JUCA, Sandro César Silveira. Instalação de eletrodiálise acionada por painéis fotovoltaicos. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200015&lng=en&nrm=iso> .

Este artigo descreve estudo de um sistema combinado utilizando as tecnologias de eletrodiálise e fotovoltaica e a possível aplicação deste sistema no Nordeste do Brasil. O processo de eletrodiálise consiste basicamente na transferência de íons da água a ser dessalinizada através de membranas de cátions e ánions para um fluxo de concentrado. O produto deste processo são os fluxos de água potável, com concentração de sal dentro dos limites para o organismo humano e o de concentrado, com a maior parte do sal presente na água original. A utilização de painéis fotovoltaicos para o acionamento deste processo, visando a dessalinização de grandes reservas de água salobra oriundas de poços profundos, é viável devido à existência, em regiões áridas e semi-áridas, de uma estrutura deficiente do abastecimento de água potável, ao fato do interior do Nordeste ser caracterizado por um baixo grau de eletrificação, e ao uso direto pelo processo de eletrodiálise da corrente contínua proveniente dos painéis fotovoltaicos.

Keywords : Energia solar; sistema fotovoltaico; eletrodiálise.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese