4, v.2Instalação de painéis fotovoltáicos em comunidades isoladas: a experiência da Ilha da Ferradura - Ilha Solteira (SP)Localização ideal para transformadores em uma instalação rural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SOUSA, Vicente Jessé de, SOUZA, Teófilo Miguel de and CASTRO, José Nédilo Carrinho de. Levantamento de micropotenciais hidráulicos para geração de energia elétrica e acionamento mecânico de máquinas da região de Cunha - SP. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200017&lng=en&nrm=iso> .

O trabalho tem como premissa o conhecimento dos principais componentes de uma microcentral hidrelétrica, sua caracterização e possibilidades de instalação, complementado com o estudo da potencialidade dos recursos energéticos da cidade de Cunha - SP. A região de Cunha, no Estado de São Paulo, se localiza no Alto Paraíba, entre as Serras do Mar, Bocaina e Quebra-Cangalha. Esta região é excepcionalmente favorecida por pequenos cursos de água, que alimentam os afluentes pertencentes a Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Com esta topografia é possível gerar energia elétrica, através da implantação de uma microcentral hidrelétrica modular, que utilize turbina tipo Pelton e gerador de imã permanente. As microcentrais tem como características potencias abaixo de 100KW, suficientes para fornecer energia elétrica para iluminação e aparelhos eletrodomésticos. Para se conhecer a potência hidráulica útil de cada propriedade, determinou-se a altura útil da queda d'água e a vazão. Os valores encontrados de potenciais são coerentes com os parâmetros de uma microcentral. Baseados na altura vertical , no comprimento da tubulação , na vazão e na distância da casa de força ao centro de consumo determina-se os componentes necessários as obras civis, mecânicos e elétricos ( represa, tubulação, turbina, gerador, linhas de transmissão, etc) e o custo total da instalação. Salienta-se que tais componentes são de fácil aquisição no mercado nacional, e com a variedade de tipos e qualidades , o que torna o projeto bastante versátil, e logicamente adaptável à várias condições sócio - econômicas.

Keywords : Microcentrais; Hidrelétricas; conforto; economia; Área Rural.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese