4, v.2Micro rede suprida por energia alternativaMini-usinas de álcool integradas (MUAI): avaliação emergética author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

ALENCAR, Harley Souza and VIANA, Augusto Nelson Carvalho. Microcentral hidrelétrica Boa Esperança: um estudo de implantação para a geração descentralizada no Brasil. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200023&lng=en&nrm=iso> .

Reconhecido por seu grande potencial hidráulico, o Brasil vem desenvolvendo um amplo processo de estudo de viabilidade e implantação de pequenos aproveitamentos hidrelétricos, englobando potências entre 1 e 12000 MW. Contudo, existem regiões não atendidas pelo sistema interligado de transmissão de eletricidade, abrigando pequenas comunidades que dependem de centrais a diesel para obter luz, uma fonte energética que polue o meio ambiente. Como alternativa energética, as microcentrais têm demonstrado ser um modelo a ser implantado, contribuindo para a eletrificação rural com potências até 100 kW, em comparação com outras fontes energéticas, por exemplo, eólica, solar e biomassa. Neste trabalho, desenvolve-se um estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação da microcentral hidrelétrica Boa Esperança, localizada no município de Delfim Moreira, no sul do Estado de Minas Gerais. Realiza-se, também, uma análise comparativa da mesma em relação à instalação de rede elétrica ou em relação às outras fontes alternativas de energia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese