4, v.2Microcentral hidrelétrica Boa Esperança: um estudo de implantação para a geração descentralizada no BrasilModalidades e procedimentos simplificados do mecanismo de desenvolvimento limpo e a eletrificação residencial rural baseada em projetos de geração de energia renovável em pequena escala author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

OMETTO, Aldo Roberto, RAMOS, Pedro A.R., LOMBARDI, Geraldo et al. Mini-usinas de álcool integradas (MUAI): avaliação emergética. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 20 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200024&lng=en&nrm=iso> .

A Mini-Usina de Álcool Integrada (MUAI) constitui-se em uma agroindústria que produz álcool, energia elétrica e alimentos para 18.000 habitantes. A cana-de-açúcar e sorgo sacarino são os insumos básicos para a produção de 40.000 litros/dia de álcool e 7,13 MW de energia elétrica, além de estender para 10 meses o tempo de operação da MUAI no ano. São colhidos 630 t/d de cana ou sorgo. Na área do sorgo desenvolve-se, nos oito meses de sua entressafra, atividades agropecuárias e hortifrutícolas. Há, ainda, a criação de gado em semiconfinamento para corte e leite e rotação de culturas. A área total da MUAI (agrícola, pecuária e industrial) é 4360 ha. O conceito básico da MUAI atende a máxima eficiência produtiva sob qualidade ambiental e social, não queimando o canavial ou o sorgal. A vinhaça, tratada anaerobicamente com os resíduos do gado, é transformada no biofertilizante ideal para a cana e sorgo. A fertirrigação é realizada por gotejamento, minimizando a contaminação do solo e do lençol freático. A MUAI pode se constituir em pólo de desenvolvimento econômico, fixando a população e atendendo as exigências ambientais do desenvolvimento sustentado.

Keywords : cana-de-açúcar; energia; mini usinas; qualidade ambiental; sustentabilidade; qualidade social.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese