4, v.2Modelos de estimativa da radiação difusa diária em CascavelO fator de carga no custo do kwh em micros centrais hidrelétricas isoladas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

TIBA, Chigueru. Novos coeficientes de angstrom para a estimação da radiação solar no Nordeste do Brasil. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200030&lng=en&nrm=iso> .

As informações sobre a radiação solar no Brasil são escassas, com problemas de qualidade e com fragmentação espacial e temporal conforme pode ser visto numa publicação recente denominada Atlas Solarimétrico do Brasil - Dados Terrestres (Tiba et al, 2001). O Atlas é um compêndio de informações solarimétricas - radiação solar e insolação - apresentada de forma padronizada e avaliada. A consulta a essa base de dados permitiu a identificação de 35 locais na região Nordeste com registros simultâneos da radiação solar diária e horas de brilho de sol, médias mensais. Tais informações foram utilizadas para calcular os coeficientes de regressão linear de Angstrom (denominados de a e b) que por vez foram utilizadas para a construção dos mapas regionais de isolinhas dos coeficientes de a e b mediante o uso de interpolação geoestatística conhecida como kriging. Foi feita também uma verificação estatística da precisão das estimativas de radiação solar produzidas com o uso desses mapas comparando-as com dados piranométricos do Instituto Nacional de Meteorologia. De uma maneira geral a correlação de Angstrom funciona muito bem com os coeficientes locais inferidos através dos mapas de isolinhas de a e b. Os erros médios quadráticos das suas predições situam-se no máximo em 6,6% ou seja, abaixo dos erros de medidas de um campo de piranômetros do tipo Eppley B&W modelo 8-48, que é da ordem de 7,5%. O uso dos coeficientes locais de Angstrom inferidos dos mapas permitiu a estimativa de radiação solar em 60 locais adicionais do NE do Brasil.

Keywords : Radiação solar; Insolação; Correlação de Angstrom; Kriging; Projeto de Sistema Fotovoltaico.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese