4, v.2Novos coeficientes de angstrom para a estimação da radiação solar no Nordeste do BrasilO mercado brasileiro de energia elétrica lições e perspectivas decorrentes do racionamento author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

OCACIA, Gilnei Carvalho, JORGE, Roberlaine Ribeiro, BRISTOTI, Anildo et al. O fator de carga no custo do kwh em micros centrais hidrelétricas isoladas. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200031&lng=en&nrm=iso> .

Sistemas isolados de suprimento de energia atendendo a um consumidor ou a um grupo de um mesmo padrão, requerem uma distribuição da carga considerando restrição de horário para determinadas utilizações, minimizando picos de demanda, diminuindo o valor do investimento e do kWh. Neste trabalho são considerados três casos: a) uma MCH, 50 KVA, queda de 10m e vazão de 900 L.s-1, suprindo energia para onze residências e para irrigação de melão e funcionamento de uma agro-indústria de moagem e produção de embutidos; b) uma PicoCH, 5 kVA; para alimentar quatro residências e pontos de iluminação; e, c) uma PicoCH, 2 kVA, 12m e 30 L.s-1, para suprir energia residencial e para refrigeração de leite. No primeiro caso, há disponibilidade mensal de 36 MWh, contra um consumo residencial médio de 2,5 MWh perfazendo um fator de carga de 6,94%. A agro-indústria viabilizará o investimento. O suprimento obedece a critérios de prioridades: a agro-indústria, funcionará somente durante o dia, exceto nos horários de irrigação e, o aquecimento de água, somente nos períodos de pequena demanda. A utilização de "freezers" requer seu acionamento na noite anterior a sua execução, para formação de banco de gelo. No segundo caso, há uma disponibilidade de 540 kWh por residência devido ao elevado fator de carga. No terceiro, o fator de carga fica entre 25 e 33%. E uma pequena barragem de acumulação permite a geração por 6 a 8 horas diárias. O sistema atende o período de ordenha e a energia excedente é acumulada em baterias.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese