4, v.2O mercado brasileiro de energia elétrica lições e perspectivas decorrentes do racionamentoO planejamento energético como ferramenta de auxílio às tomadas de decisão sobre a oferta de energia na zona rural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

AZEVEDO, H.R. de, CAMACHO, J.R., CASTRO NETO, L. M. de et al. O motor de indução bifásico equilibrado conectado em v para o meio rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200033&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um motor de indução bifásico equilibrado conectado em V. Usualmente, utiliza-se motores monofásicos que utilizam o sistema do motor bifásico convencional na partida, para obter um torque diferente de zero, o motor monofásico possui uma fmm(força magnétomotriz) pulsante e oscilações no conjugado. O motor bifásico conectado em V possui torque não nulo, isto dispensa certos dispositivos de partida tais como o capacitor e a chave centrifuga para o seu funcionamento. O motor bifásico conectado em V, possui velocidade constante e não apresenta oscilações na fmm. Este trabalho introduz também o modelo matemático, que exibe uma equação que fornece uma fmm uniforme e assim as condições necessárias para se construir o protótipo do motor de indução bifásico equilibrado sem dispositivo auxiliar de partida [de Castro Neto, 2002].

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese