4, v.2O programa de eletrificação rural "Luz no Campo": resultados iniciaisPerfil do consumo de energia elétrica no abate de frangos de corte: estudo de caso author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

DER CARRIAO, Fábio Henrique, TAHAN, Carlos Marcio Viera, GALVAO, Luiz Claudio Ribeiro et al. O recurso energético da regulação dentro do PIR local. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 19 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200036&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho é determinar uma regulamentação passível de interagir com o uso da energia elétrica (a regulação como recurso energético), onde como caso de aplicação (estudo de caso) é usada a região do Médio Paranapanema - MPP. Sendo que a metodologia empregada se fundamenta no Planejamento Integrado de Recursos Energéticos -PIR, e basicamente se consistiu no estabelecimento de uma base de dados para caracterização dos recursos (no caso de regulamentação) e, a formação de uma carteira de recursos energéticos de regulação para o planejamento energético. Dessa maneira, como resultado, foram identificados vários elementos de caráter regulatório que podem ser considerados como recursos energéticos, sendo selecionados quatro para aplicação à região: a diversificação das fontes de energia, a tarifação, a eficiência energética e a geração distribuída. Obteve-se, a partir desses recursos, um potencial de 228273 MWh de energia, para uma demanda estabelecida de 294956 MWh no horizonte de 10 anos. Por isso, conclui-se que a regulamentação é um recurso energético quando se trata de planejar a satisfação das necessidades energéticas futuras de uma determinada área, sendo o dinamismo a sua característica mais essencial.

Keywords : Regulamentação; Planejamento Integrado de Recursos; Geração Distribuída; Recursos Energéticos; Planejamento Energético; Desenvolvimento Sustentável.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese