4, v.2O recurso energético da regulação dentro do PIR localPirólise lenta unidimensional de uma grande partícula de capim elefante e bagaço de cana-de-açúcar em um reator de leito fixo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

ZANIN, Alexandre, SOUZA, Samuel N. M. de, KOLLING, Evandro M. et al. Perfil do consumo de energia elétrica no abate de frangos de corte: estudo de caso. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 16 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200037&lng=en&nrm=iso> .

Toda forma de energia tem sua importância fundamental em satisfazer às necessidades e desejos do ser humano. Muitas são as razões para se buscar a melhoria da eficiência energética que, talvez, tenha como a vantagem o fato de que ela é quase sempre mais barata que a produção de energia. Na região oeste e sudoeste do Paraná a avicultura de corte, nos últimos anos, vem tendo destaque dentre as atividades agroindustriais. A tecnologia aplicada nesta região, faz da avicultura um atividade agropecuária de grande dinâmica, creditada pelas economias de escala obtidas pelas granjas integradas. Merece atenção, também, o fato de que essas duas regiões são grandes produtoras de milho, que é o principal componente da dieta alimentar dos frangos. Essas tendências levam ao aumento da produção do frango de corte. Esse trabalho teve como objetivo identificar o consumo de energia elétrica de uma agroindústria, em todas as fase de abate e do processamento da carne de frango, avaliando-se também, a adequação de força motriz no sistema de compressão. O consumo específico de energia elétrica (CEF), relacionado ao número de frangos produzidos foi de 165.2 kWh/ton. Foram sugeridas medidas de conservação de energia elétrica e posterior análise econômica e, simulando a implantação destas medidas, obteve-se um potencial de economia de 19% de toda energia elétrica consumida pela agroindústria. Foi realizado projeções de aumento futuro, na produção de frangos e no consumo de energia para o abate e processamento da carne de frango no estado do Paraná.

Keywords : Agroindústria; Número Índice; Energia Elétrica.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese