4, v.2Perfil do consumo de energia elétrica no abate de frangos de corte: estudo de casoPlanejamento estratégico para implementação da gaseificação de biomassa no meio rural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

PEREZ, Juan Miguel Mesa, CORTEZ, Luís Augusto Barbosa, GOMEZ, Edgardo Olivares et al. Pirólise lenta unidimensional de uma grande partícula de capim elefante e bagaço de cana-de-açúcar em um reator de leito fixo. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200038&lng=en&nrm=iso> .

Realiza-se um estudo experimental da pirólise lenta de uma grande partícula de biomassa (capim elefante e bagaço de cana-de-açúcar) de densidade igual a 132 kg/m3 aquecida na direção axial através de uma resistência elétrica em um reator cilíndrico de 20 cm de diâmetro interno e 12 cm de altura, o qual tem acoplado 4 termopares que quantificam as mudanças de temperatura no tempo ao longo da altura do reator. Para o estudo do processo de carbonização, a grande partícula é dividida em três camadas: a primeira corresponde à camada de biomassa mais perto da fonte de aquecimento (camada 1) a qual atinge valores de temperatura média de 430ºC , a camada intermediária (camada 2) com 235ºC e a superior (camada 3) com 115ºC. As temperaturas médias correspondem com o tempo no qual a devolatilização é alcançada, o qual foi para ambas biomassas de 73 minutos. Mostram-se os perfis de temperatura média das camadas de produto no tempo, os resultados da análise química imediata e o Poder Calorífico Superior assim como a perda de massa da grande partícula de biomassa.

Keywords : carvão vegetal; pirólise lenta; leito fixo.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese