4, v.2Planejamento estratégico para implementação da gaseificação de biomassa no meio ruralPotencial de conservação de energia nos processos de produção em uma propriedade rural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SORDI, Alexandre, SOUZA, Samuel N.M., GALDINO, Ana P.M. et al. Planta de cogeração num frigorífico de francos com cavaco de pinnus como fonte primária: 4º Encontro de Energia no Meio Rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200040&lng=en&nrm=iso> .

No Estado do Paraná há uma grande disponibilidade de biomassa florestal (pinus e eucaliptus) a qual é utilizada pelas indústrias como fonte primária de energia na geração de vapor de processo. Essa biomassa poderia ser utilizada por algumas indústrias na geração própria de eletricidade e vapor de processo com a utilização de turbinas a vapor (cogeração). Neste trabalho foi feito um estudo de caso sobre geração distribuída de energia numa Agroindústria de Cascavel, indústria frigorífica que abate 180.000 frangos por dia. Foi proposto um ciclo a vapor de 3.000 kW utilizando como fonte primária resíduos da biomassa florestal de de pinnus. O custo de produção de energia elétrica foi comparado com o valor normativo estipulado pela ANEEL.

Keywords : Biomassa combustível; geração de energia; setor agro-industrial.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese