4, v.2Planta de cogeração num frigorífico de francos com cavaco de pinnus como fonte primária: 4º Encontro de Energia no Meio RuralPotencial de energia primária de resíduos vegetais no Paraná: 4º Encontro de Energia no Meio Rural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

OLIVA, Carlos Alberto, SOUZA, Juliano, SOUZA, Samuel Nelson Melegari de et al. Potencial de conservação de energia nos processos de produção em uma propriedade rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200041&lng=en&nrm=iso> .

A eficiência energética apresenta-se como um dos tópicos centrais para a conservação de energia, constituindo-se numa variável resultante da interação de diversos fatores econômicos, políticos e sociais. Por isso mesmo, ela é influenciada diretamente por mudanças estruturais na economia caracterizadas por alterações nos padrões tecnológicos e no conteúdo energético do sistema produtivo como um todo. Além disso, fatores como o uso racional da energia, as fontes de energia disponíveis, hábitos de consumo e padrão de vida das populações também produzem alterações nos níveis de eficiência energética. A análise da eficiência energética permite o estudo da evolução da demanda e suprimento de energia, dos hábitos de consumo e das alterações efetuadas na economia e na sociedade. No estado do Paraná, o meio rural possue 31,3% dos transformadores da companhia de energia do estado o que corresponde a 21,8% da potência instalada. E o consumo de energia da área rural corresponde a 7,70%. Devido à redução dos preços das commodites agrícolas decorrentes de um mercado cada vez mais globalizado, o agricultor tem como única opção à redução dos custos de produção, uma alternativa seria a redução do uso de insumos tais como a energia. O objetivo do presente trabalho é avaliar o consumo de energia com relação à força motriz utilizada em uma propriedade, por meio da utilização do biogás disponível na propriedade.

Keywords : Biogás; coogeração; suinocultura.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese