4, v.2Potencial de conservação de energia nos processos de produção em uma propriedade ruralProcesso inovado para conversão de biomassa lignocelulósica em álcool, biogás e fertilizante natural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SOUZA, Samuel N. M. de, SORDI, Alexandre and OLIVA, Carlos A. Potencial de energia primária de resíduos vegetais no Paraná: 4º Encontro de Energia no Meio Rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200042&lng=en&nrm=iso> .

Uma das maiores fontes de energia disponíveis na área rural e agroindústrias é a biomassa. Ela aparece na forma de resíduos vegetais e animais, tais como restos de colheita, esterco animal, plantações energéticas e efluentes agroindustriais. Estes resíduos podem ser utilizados pelo produtor rural ou agroindústria para a queima direta visando à produção de calor ou biogás em biodigestores. O Estado do Paraná apresenta um grande desenvolvimento no setor agrícola, juntamente com isso ocorre a disponibilidade de resíduos de biomassa (cascas de cereais, resíduos resultantes da colheita mecanizada de trigo, milho, soja, e outros). Este trabalho teve como meta determinar o potencial teórico de energia primária e potencial técnico, levando em consideração as tecnologias de conversão da biomassa em eletricidade, usando resíduos de origem vegetal disponíveis no Estado do Paraná, e comparar estes potenciais com os dados de demanda de outras fontes de energia que compõe a matriz energética do Brasil.

Keywords : Agricultura; Biomassa; Produtividade; Matriz Energética.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese