4, v.2Potencial de energia primária de resíduos vegetais no Paraná: 4º Encontro de Energia no Meio RuralProdução de briquetes energéticos a partir de caroços de açaí author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

TEIXEIRA, Lincoln C. and ROSENSTIEL, Ralph O. H. Processo inovado para conversão de biomassa lignocelulósica em álcool, biogás e fertilizante natural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200043&lng=en&nrm=iso> .

Bagaço de cana de açúcar tem sido utilizado como combustível sólido para produção de vapor e energia elétrica. Os processos de queima direta ou indireta de biomassa são geradores de substâncias cancerígenas para o meio-ambiente. Combustíveis líquidos e biogás queimam completamente e isso faz com que os sistemas de bioconversão sejam mais atrativos. Baseado nestes fatos, temos desenvolvido um processo onde o bagaço é primeiramente tratado com vapor, a elevadas temperaturas e pressões, para a remoção de pentoses. Em torno de 80% do total do conteúdo hemicelulósico é facilmente removido e convertido em etanol através de fermentação com leveduras. Uma tonelada de biomassa seca gera aproximadamente 150 L de etanol (94%). O resíduo sólido obtido, fração celulose-lignina, é misturada com o vinhoto para a produção de biogás. O pré-tratamento é muito importante para o aumento do rendimento de biogás e da relação CH4/CO2. Ao final do processo, obtêm-se um fertilizante neutro e seguro, de rápida absorção, que pode ser retornado para o campo sem o mau cheiro característico da vinhaça em decomposição. A fração orgânica de lixo urbano também pode ser usada como matéria-prima alimentador do processo com redução do tempo de compostagem e produção adicional de álcool. O processo descrito satisfaz as diretrizes internacionais para o desenvolvimento sustentável baseado no uso de tecnologias limpas.

Keywords : Biomassa; fermentação; etanol; biogás; fertilizante.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese