4, v.2Produção de briquetes energéticos a partir de caroços de açaíProjeto de sistemas fotovoltaicos para oferta de energia elétrica a comunidades rurais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

BARBOSA, Elielza M. de S., TIBA, Chigueru, CARVALHO, Maria Afonso P. et al. Programa Xingó: atividades de inserção das tecnologias energéticas renováveis. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200045&lng=en&nrm=iso> .

Em meados de 1999, o Grupo de Energia do Instituto Xingó elaborou um programa quadrienal de Pesquisa e Desenvolvimento em Energias Renováveis, constituído por projetos específicos em três linhas de ação: Pesquisa e Desenvolvimento, Aplicação de Tecnologias e Capacitação e Difusão. Os objetivos específicos de cada projeto apontavam ao objetivo geral do programa de trabalho: melhoria da qualidade de vida e bem estar social das comunidades que habitam a área Xingo. Esse trabalho relata as atividades desenvolvidas e avalia as ações implementadas em três anos de trabalho que resultaram em: diversas publicações cientificas (12 trabalhos em congressos internacionais); 23 cursos ministrados (05 cursos de treinamento de técnico instaladores de sistemas fotovoltaicos com a capacitação de 213 técnicos, 14 cursos básicos de eletricistas com a formação de 280 eletricistas e 04 outros cursos); instalação de 32 sistemas fotovoltaicos em unidades públicas (26 escolas, 2 postos de saúde, 1 igrejas, 1 restaurante e 2 poços de água), com acompanhamento técnico sistemático, beneficiando cerca de 1.500 famílias; e na implementação do Centro de Pesquisa e de Demonstração em Energias Renováveis. Espaço este destinado a visitações, cursos de treinamento, além de ponto de assistência e manutenção técnica dos sistemas instalados em campo.

Keywords : Energia solar; Desenvolvimento sustentável; Difusão e capacitação; Sistema solar fotovoltaico.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese