4, v.2Recursos naturais, demografia e desenvolvimento: uma analise baseada no relatório de desenvolvimento humano 2001 da ONURENOVE: uma rede de organizações do terceiro setor promovendo o desenvolvimento das fontes renováveis no Brasil author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SILVA, Marcos Vinicius Miranda da and BERMANN, Célio. Reflorestamento de áreas rurais degradadas: uma ferramenta para o cálculo do custo de mitigação das emissões de carbono. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200049&lng=en&nrm=iso> .

O desenvolvimento das sociedades tem exigido um consumo de energia cada vez maior. Isso tem contribuído para aumentar a poluição ambiental no planeta. Se os atuais padrões de produção e consumo de energia forem mantidos, os países terão que implementar medidas efetivas para contornar esse problema. Em 1997, o Protocolo de Kioto autorizou a adoção do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo como instrumento para mitigar as emissões dos gases que provocam o efeito estufa. Desta forma, o reflorestamento de áreas rurais degradadas passou a ser considerado uma estratégia que pode contribuir significativamente para mitigar as emissões de carbono. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo do custo de mitigação das emissões de carbono quando o reflorestamento é utilizado como mecanismo de desenvolvimento limpo. Para detalhar a funcionalidade dessa metodologia, as emissões de carbono nos Estados Unidos são utilizadas como estudo de caso. Os resultados obtidos confirmam que o custo de mitigação do reflorestamento é baixo, porém ele é menor quando a metodologia utiliza a quantidade total de carbono emitida, taxas de desconto baixas e tempo de retorno do investimento igual à vida útil da floresta plantada. Por outro lado, como o reflorestamento ocorrerá principalmente em áreas rurais degradadas, os investimentos nesse mecanismo de mitigação poderão contribuir para a geração de emprego e renda no campo.

Keywords : Reflorestamento; emissão de carbono; custo de mitigação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese