4, v.2Recursos naturais, demografia e desenvolvimento: uma analise baseada no relatório de desenvolvimento humano 2001 da ONURENOVE: uma rede de organizações do terceiro setor promovendo o desenvolvimento das fontes renováveis no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural



Resumen

SILVA, Marcos Vinicius Miranda da y BERMANN, Célio. Reflorestamento de áreas rurais degradadas: uma ferramenta para o cálculo do custo de mitigação das emissões de carbono. In Anales del 4º Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [citado 30 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200049&lng=es&nrm=iso> .

O desenvolvimento das sociedades tem exigido um consumo de energia cada vez maior. Isso tem contribuído para aumentar a poluição ambiental no planeta. Se os atuais padrões de produção e consumo de energia forem mantidos, os países terão que implementar medidas efetivas para contornar esse problema. Em 1997, o Protocolo de Kioto autorizou a adoção do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo como instrumento para mitigar as emissões dos gases que provocam o efeito estufa. Desta forma, o reflorestamento de áreas rurais degradadas passou a ser considerado uma estratégia que pode contribuir significativamente para mitigar as emissões de carbono. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo do custo de mitigação das emissões de carbono quando o reflorestamento é utilizado como mecanismo de desenvolvimento limpo. Para detalhar a funcionalidade dessa metodologia, as emissões de carbono nos Estados Unidos são utilizadas como estudo de caso. Os resultados obtidos confirmam que o custo de mitigação do reflorestamento é baixo, porém ele é menor quando a metodologia utiliza a quantidade total de carbono emitida, taxas de desconto baixas e tempo de retorno do investimento igual à vida útil da floresta plantada. Por outro lado, como o reflorestamento ocorrerá principalmente em áreas rurais degradadas, os investimentos nesse mecanismo de mitigação poderão contribuir para a geração de emprego e renda no campo.

Palabras llave : Reflorestamento; emissão de carbono; custo de mitigação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués