4, v.2Sistema de supervisão e controle para aplicação em viveiros de mudasSoftware para dimensionamento de bancos de capacitores para correção do fator de potência author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

OCACIA, Gilnei Carvalho, SANTOS, João Carlos Vernetti dos and CONSUL, Renato de Ávila. Sistemas fotovoltaicos e sistemas híbridos para eletrificação residencial rural. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 25 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200056&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho consiste no desenvolvimento de método para especificação de sistemas para energização rural residencial com utilização de painéis fotovoltaicos e de unidades híbridas (aerogeradores e painéis fotovoltaicos), complementados pela utilização de madeira para produção de calor. Foi desenvolvido um software para dimensionamento do sistema de suprimento elétrico através de dados de radiação solar e de velocidades médias mensais de vento. O método foi testado na região nordeste do RS. A carga elétrica principal é composta por lâmpadas compactas de 15 W, refrigerador de 290 L e televisor color 14". Os usuários são orientados para utilizar racionalmente a energia perfazendo um consumo mensal médio de 40 kWh. O consumo de madeira é de difícil quantificação e controle, pois o seu uso é tradicional na região, inclusive nas áreas urbanas. Na zona rural, a maior parte da madeira é obtida de resíduos florestais na propriedade onde é consumida. Já nas cidades, onde a lenha é adquirida de terceiros, as estimativas apontam para um consumo médio próximo de 1,5 estéreos, ou aproximadamente 3.300 kWh/mês. Os sistemas de geração de energia elétrica, especificados após os devidos ajustes no método, apresentam as seguintes configurações: a) cinco painéis PV de 75 W; e, b) um aerogerador de 400 W e dois painéis PV de 75 W. Ambos os sistemas, são compostos pelos seguintes periféricos: banco de seis baterias, 12 V, 115 Ah; controlador de carga; e, inversor CC/CA de 1000W.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese