4, v.2Sistemas fotovoltaicos e sistemas híbridos para eletrificação residencial ruralSoftware para dimensionamento de microcentrais hidrelétricas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SOUZA, Teófilo M. de and BIANCHI, Inácio. Software para dimensionamento de bancos de capacitores para correção do fator de potência. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200057&lng=en&nrm=iso> .

A utilização de bancos de capacitores automáticos ou fixos aumenta a capacidade do sistema de energia elétrica, minimiza as quedas de tensão e elimina as multas aplicadas às contas de energia elétrica devido ao baixo fator de potência. As concessionárias exigem dos consumidores que utilizam energia reativa um fator de potência mínimo de 92%, conforme a Portaria 1569 de 23/12/1993 do DNAEE (DNAEE, 1993) que vigorou de abril de 1994 até 29/11/2000 quando passou a vigorar a Resolução n° 456 da ANEEL (ANEEL, 2000). O software ALTOFP permite o dimensionamento de bancos de capacitores para a correção do fator de potência, e calcula a quantidade de potência ativa liberada para o sistema e foi desenvolvido para ser executado em qualquer microcomputador PC/compatível. Tem como entradas os seguintes dados: sistema monofásico ou trifásico, tensão de linha U, freqüência f, últimos valores de energia ativa e reativa, e o novo fator de potência desejado cosΦ2. No bloco de cálculos, são determinadas as médias das potências, ativa, reativa, aparente, antes e depois da correção do fator de potência, e são calculados a corrente e o percentual de potência ativa liberada para o sistema após a colocação dos capacitores. O bloco de saída contém um arquivo onde são apresentados, além dos dados de entrada, os resultados de todos os cálculos e a especificação dos capacitores. O software mostrou-se de fácil uso. Exigindo recursos computacionais mínimos, é uma ferramenta de baixo custo útil para todos aqueles que especificam, vendem, adquirem ou instalam capacitores para a correção do fator de potência.

Keywords : Correção de fator de potência; potência ativa; potência reativa; potência aparente; banco automático de capacitores; multa por baixo fator de potência.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese