4, v.2Software para dimensionamento de bancos de capacitores para correção do fator de potênciaTecnologia de conversão a baixa temperatura aplicada a resíduo industrial e caracterização do óleo obtido author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

SOUZA, Teófilo M. de and BIANCHI, Inácio. Software para dimensionamento de microcentrais hidrelétricas. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200058&lng=en&nrm=iso> .

A implantação e operação de uma central micro-hidrelétrica (menor que 100 kW) de forma racional, prática e econômica depende do estudo minucioso do projeto, sendo fatores importantes os preços da turbina, do gerador, da tubulação de água, da obra civil e dos condutores elétricos. O software HIDRWATT fornece os dados para o dimensionamento e a instalação de micro-hidrelétricas de até 20 kVA e foi desenvolvido para ser executado em qualquer microcomputador PC/compatível. O cálculo da potência instalada e a seleção da tubulação adequada são feitos considerando a vazão, a altura útil e o comprimento da tubulação adutora. O dimensionamento dos condutores é feito usando o método dos ampères × metros. Os cálculos são feitos para turbinas Pelton com instalação específica para uso em micro-hidrelétricas, de rendimento otimizado para altura útil acima de 1,5 m e vazão acima de 1,5 l/s, que utilizam geradores com ímã permanente de alto rendimento eletromecânico. Em um único programa estão reunidos: o cálculo da tubulação adutora d'água, o dimensionamento da turbina, a especificação do gerador, o dimensionamento dos condutores com as respectivas proteções, e a geração de todas as informações a serem anexadas ao memorial de cálculo facilitando o orçamento e a execução do projeto. O software mostrou-se de fácil uso, exigindo recursos computacionais mínimos. Sendo uma ferramenta de baixo custo útil para avaliação de viabilidade de implantação de micro-hidrelétricas, pode contribuir para a popularização destas centrais, permitindo um melhor aproveitamento do potencial hídrico das regiões rurais.

Keywords : Micro-centrais hidrelétricas; micro-hidrelétricas; eletrificação rural; turbina Pelton; potencial hídrico; gerador elétrico.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese