4, v.2Tecnologia de conversão a baixa temperatura aplicada a resíduo industrial e caracterização do óleo obtidoUso de briquetes compostos para produção de energia no estado do Pará author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

MESA PEREZ, Juan Miguel, BARBOSA CORTEZ, Luís Augusto, OLIVARES GOMEZ, Edgardo et al. Tecnologia de leito fluidizado para pirólise rápida de biomassa vegetal. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 20 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200060&lng=en&nrm=iso> .

Discute-se detalhes sobre a tecnologia de leito fluidizado existente na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, a qual tem capacidade para processar entre 100 e 250 kg/h de biomassa. A planta é usada para produzir bio-óleo e finos de carvão a partir do processo de pirólise rápida de biomassa vegetal (capim elefante e bagaço de cana-de-açúcar), utilizando ar como agente de fluidização. Apresenta-se a estratégia empregada para a otimização experimental dos parâmetros de operação da planta e de qualidade dos produtos da pirólise. São discutidas ademais algumas considerações para o "scale-up" da planta assim como os principais problemas e soluções encontrados pelos autores durante a operação do reator. Finalmente são expostos alguns critérios para a análise econômica de alternativas geradas a partir de mudanças operacionais e de escala.

Keywords : pirólise; biomassa; "scale-up"; otimização; bio-óleo.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese