4, v.2Tecnologia de leito fluidizado para pirólise rápida de biomassa vegetalUso de ferramentas de SIG para inventário preliminar de potenciais remanescentes author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

RODRIGUES, Leonardo Dantas, SILVA, Ivete Texeira da, ROCHA, Brígida Ramati Pereira da et al. Uso de briquetes compostos para produção de energia no estado do Pará. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200061&lng=en&nrm=iso> .

No Estado do Pará, o grande número de comunidades rurais isoladas sem acesso às redes de transmissão de energia elétrica, prejudica de maneira decisiva o seu desenvolvimento econômico. Atualmente é comum nestas comunidades utilizar-se a eletricidade proveniente da queima de combustíveis fósseis, que resulta na emissão de gases efeito estufa, tornando esta forma de obtenção de energia ambientalmente indesejável. Dessa forma a busca por novas alternativas energéticas que venham suprir as necessidades dessas comunidades, e que minimizem os prejuízos ambientais é uma estratégia de desenvolvimento do Estado. Levantamentos de dados de produção de resíduos de biomassa realizados, indicaram uma produção anual de 233.457ton de casca de cacau, 93.521ton de caroço de açaí e 528.175ton de serragem no Estado do Pará. A produção de briquetes é uma das melhores alternativas de utilização do potencial de biomassa, pois, por meio desta, poderemos estocar estes resíduos, nos prevenindo da escassez nos períodos de entre-safra melhorando suas características termofísicas. O processo de produção vai desde a escolha de matérias-primas qualificadas até as análises do produto final para verificação de sua durabilidade e características de sua queima, onde obtêm-se o poder calorífico do briquete e se analisa o produto residual de sua queima para evitar contaminação ambiental. Uma otimização desse processo através da produção de briquetes a partir de resíduos compostos pode viabilizar a utilização de matérias primas diversas com adições reduzidas de materiais de excelente resposta energética. Com isso evita-se também a dependência econômica de um único tipo de matéria-prima.

Keywords : Biomassa; resíduos; briquetes; energia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese