4, v.2Utilização de resíduos de cacau para a produção de energia no Estado do ParáVida de prateleira do tomate (Lycopersicum esculentum), variedade "Débora", submetido a diferentes condições de resfriamento author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

RAMOS, Leila Marcelle Arcanjo, PIRES, Mônica de Moura, CHIAPETTI, Jorge et al. Viabilidade financeira de unidade produtora de biocombustível na região Ilhéus-Itabuna, Bahia. In Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002, Campinas (SP) [online]. 2002 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022002000200067&lng=en&nrm=iso> .

O presente estudo analisa a viabilidade financeira de se produzir biocombustível, um substituto potencial do diesel, a partir de óleos e gorduras residuais, obtido de frituras de alimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho, elaboraram-se os custos de instalação e processamento de uma unidade produtora de biocombustível, utilizando-se os conceitos de engenharia econômica junto com as ferramentas da teoria da firma. Com as informações de despesas e receitas originadas no processo de produção, organizaram-se os fluxos de caixa. A partir desses fluxos realizaram-se os cálculos dos indicadores econômicos adotados na análise de viabilidade financeira. A Taxa Interna de Retorno (TIR) foi de 61% a.a. e o Valor Presente Líquido (VPL) foi de R$ 817.731,36. Adicionaram-se análises de sensibilidade, adotando-se oscilações de preço do biocombustível, quantidade vendida e preço do metanol. Por meio dessas informações, pode-se constatar a viabilidade de uma unidade produtora de biocombustível na região em estudo. Ressalta-se, porém, que o preço do biocombustível encontra-se 45% superior em relação ao preço do diesel de petróleo, em nível de consumidor final.

Keywords : Biocombustível; óleos e gorduras residuais; viabilidade financeira e produção.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese