5, v.1Avaliação dos níveis de sobretensões induzidas em linhas de distribuição ruraisAvaliação experimental do desempenho e emissões de motores diesel usando misturas de óleo de mamona e óleo diesel author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

BUENO, Osmar De Carvalho and QUINTANA, Núria Rosa Gagliardi. Avaliação energética do preparo do solo para implantação da cultura do eucalipto: subsídio para uma análise de sustentabilidade. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 15 October 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000100026&lng=en&nrm=iso> .

O conhecimento da produção e dispêndio de energia pela agricultura é fundamental devido, entre outros fatores, à importância estratégica que ocupa como produtora de insumos energéticos para outros setores econômicos. Com o objetivo de apresentar a participação das diversas fontes de energia empregadas no preparo do solo para implantação da cultura de eucalipto, este trabalho constitui-se numa contribuição a respeito da questão da sustentabilidade. A área determinada permitiu o cultivo mínimo do solo e a utilização do subsolador florestal multifuncional. As práticas silviculturais, ligadas ao cultivo mínimo do solo na implantação da cultura foram: calagem, corte dos resíduos e raízes, subsolagem, adubação básica, controle químico de plantas indesejáveis e controle químico de formigas. Os coeficientes técnicos, a jornada de trabalho, o rendimento, a identificação dos tratores, implementos e equipamentos; suas especificações e respectivos consumos de combustível, lubrificantes e graxas, além da quantificação da mão-de-obra utilizada por prática silvicultural, foram determinados a partir de dados secundários. Os procedimentos metodológicos adotados foram embasados em revisão de literatura. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que do total de 3.309,62 MJ de energia empregada por hectare no preparo do solo, tem-se a participação de 83,41% de energia industrial, 16,54% de energia fóssil e 0,05% de energia biológica. Constatou-se, portanto, a dependência da energia industrial e da energia fóssil na operação de preparo do solo para a implantação da cultura do eucalipto. Dessa forma, sugere-se a busca da utilização de outras fontes de energia que permitam a sustentabilidade energética nessa operação de implantação da cultura de eucalipto.

Keywords : Análise energética; eucalipto; desenvolvimento sustentável; implantação florestal.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese