5, v.1Eficiência energética de módulos fotovoltaicos mono e poli-cristalinos em função da radiação solar global"Energia lúdica" author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CRUZ, Cassiano N. P., MOURAD, Anna L., MORINIGO, Marcos A. et al. Eletrificação rural: benefícios em diferentes esferas. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 14 October 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000100050&lng=en&nrm=iso> .

Nas últimas décadas, o país tem observado uma constante migração da população rural para as áreas urbanas em busca de melhores perspectivas de trabalho e qualidade de vida. O setor industrial passou a ter um crescimento e uma importância econômica maior que o setor rural, e, conseqüentemente o atendimento à indústria e à população urbana, na década e 70, passaram a ser prioridade dos governos. Somado a estes fatores, o modelo de geração de energia em grandes usinas e transmissão em grandes potências, a longas distâncias diretamente aos grandes consumidores, ou seja, os aglomerados urbanos e indústrias, acabou excluindo o atendimento aos pequenos consumidores rurais, com baixo poder aquisitivo que vivem em áreas dispersas. Entretanto, o que se mostra neste trabalho é que a eletrificação rural é um importante fator indutor do desenvolvimento humano, econômico e social, com impactos que ultrapassam as fronteiras das comunidades rurais. A eletrificação, enquanto meio para o desenvolvimento, está inserida numa rede caracterizada por relações de dependência, reforço mútuo e loops de realimentação entre os seus componentes. Além dos benefícios evidentes para a população rural com possibilidade de maior nível de conforto, satisfação, acesso a meios de comunicação e informação, mecanização agrícola e consequente melhoria da produtividade agrícola este setor impulsiona a cadeia produtiva industrial (cada R$ 1,00 investido em eletrificação rural gera R$ 3,00 ao longo da cadeia produtiva, Banco Mundial, Gazeta Mercantil, 1999), aumenta o consumo de bens duráveis por esta população. Para o setor público, a eletrificação auxilia o processo de fixação do homem no campo, o que desonera o Estado nos seus gastos públicos com diminuição dos custos com infra-estrutura urbana (mais cara que a rural) nos já inchados centros urbanos; diminui o desemprego nos grandes centros e gera empregos no setor rural. Dessa forma, a eletrificação rural combinada com um efetivo programa de gestão econômica dos espaços rurais, propiciam o desenvolvimento e a alavancagem do setor agrícola do país.

Keywords : Eletrificação rural; benefícios; impactos sociais; industriais; setor público; universalização.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese