5, v.2Inversor comutado em baixa frequência para aplicação de cacs na geração distribuídaLicenciamento ambiental para implantação de pequenas centrais hidrelétricas: análise e propostas de otimização para Minas Gerais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

RECIERI, Reinaldo Prandini, QUALLIO, Silvana, FERRUZZI, Yuri et al. Irradiação solar global em função da razão de insolação. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200011&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho mostra a razão (Kt=RG/Ro) da irradiação solar global pela irradiação no topo da atmosfera na incidência horizontal em função da razão de insolação (n/N), objetivando-se encontrar uma equação para estimar a irradiação solar global diária na região de Cascavel/PR. Os dados experimentais foram obtidos na ESTAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA do IAPAR (INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ) montada na COODETEC/CASCAVEL-PR (Latitude 24,89ºS, Longitude 53,40ºO e altitude de 682m). A componente da irradiação solar global foi monitorada por um actinógrafo e a hora de brilho solar (n) através de um heliógrafo (R. FUESS BERLIN-STEGUTZ) num período de 17 anos, dos quais quatro foram utilizados na validação do modelo. A distribuição dos valores diários (Kt x n/N), relacionada através de regressão linear simples, forneceu uma equação de estimativa RG/Ro=0,16+0,40n/N com elevado coeficiente de determinação (R2 = 88,89%), na validação do modelo obteve-se um desvio variando de -9,76% a 11,44% com erro médio na ordem de 0,84%, estes valores estatísticos mostram que a irradiação solar global, na região de Cascavel, pode ser estimada com boa precisão.

Keywords : irradiação global; índice de claridade; modelo de Angstron.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese