5, v.2Medidas e modelagem da radiação par para o nordeste do BrasilModelagem e otimização do sistema integrado da produção de energia para desenvolvimento sustentável do agronegócio de frutas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

BATISTA, Tereza Rosana Orrico, TEIXEIRA, Eglé Novaes and SILVA, Ennio Peres da. Metodologia para avaliação da energia associada ao resíduo sólido industrial: aplicação à região metropolitana de Campinas. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200017&lng=en&nrm=iso> .

Neste trabalho teve-se como objetivo a aplicação de metodologia para avaliação da energia associada ao resíduo sólido industrial (RSI) para a Região Metropolitana de Campinas (RMC). No roteiro metodológico propõe-se a caracterização da área de estudo e da produção e gestão do RSI; a classificação energética e o estudo quali-quantitativo da energia associada ao RSI; e, a avaliação da aplicabilidade dos mecanismos de aproveitamento energético propostos para a região. A aplicação da metodologia à RMC mostrou-se válida e resultou numa apresentação sintética da realidade sócio-ambiental, do setor industrial e da destinação de resíduo, bem como indicou as potencialidades quanto ao aproveitamento energético de RSI, na RMC. Os resultados obtidos indicaram a importância da questão da produção e destinação de RSI, na RMC, e o significado, em termos de potência elétrica, para os valores da energia associada aos resíduos com fator de conversão energética conhecido, presentes na amostra estudada.

Keywords : resíduo sólido; resíduo sólido industrial; inventário de resíduo; aproveitamento energético.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese