5, v.2Metodologia para avaliação da energia associada ao resíduo sólido industrial: aplicação à região metropolitana de CampinasModelagem e simulação de gerador fotovoltaico author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

BARBOSA, Daniely de Barros, ANDRADE, Rodrigo Freitas de, OURIQUE, Jorge Eduardo da Silva et al. Modelagem e otimização do sistema integrado da produção de energia para desenvolvimento sustentável do agronegócio de frutas. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200018&lng=en&nrm=iso> .

Grandes problemas são encontrados por quem necessita obter uma fonte de energia capaz de viabilizar a produção de alimentos oriundos das frutas O uso da energia elétrica pela maior parte das usinas e micro-usinas é um dos principais fatores para a elevação no custo da produção. A utilização de fontes alternativas de energia barateia um pouco esse custo. Dessa forma, esse projeto de sistema integrado de produção de energia para agroindústria, apoiado pelo CNPq, torna muito vantajosos todos os investimentos que venham a ser feitos nessa direção. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma nova síntese de processos para utilização de biomassa vegetal (madeira) para produção da energia elétrica aplicada no processo de fabricação de geléia de frutas com co-produção de carvão ativado. O nosso projeto de biomassa residual produz energia a partir da madeira via pirólise e gaseificação. E também usa a substituição da glicose encontrada no açúcar pela pectina, proveniente das cascas de frutas. Resultados comparativos indicam que essa substancia (pectina) é bastante eficiente no controle do nível de colesterol do sangue e também é muito rica no fornecimento energético para as pessoas que as consome. Depois de realizadas pesquisas bibliográficas sobre o atual estado da tecnologia da produção de energia baseada na biomassa vegetal de lenha, processos de termoconversão, reator de ativação e equipamentos, a partir disto foram desenvolvidos projetos de engenharia, com a utilização da ferramenta Super ProDesigner 4.9. Foram feitas várias simulações de processos de pirólise rápida, gaseificação, separação de bioóleo, geração de energia incluindo sistema de integração de produção de energia como inovação do trabalho proposto. A partir disto, dois cenários foram desenvolvidos: um, o atual processo de produção e o outro, a nossa inovação, sendo estudados detalhadamente o projeto de investimento e custos, análise de viabilidade e fluxo de caixa utilizando o software Orçamento 2004. Os resultados de diversos parâmetros técnico-econômicos deste cenário foram comparados e analisados, onde foi observado um bom rendimento energético e material de processo convencional praticado no país. A modelagem proposta envolve o sistema integrado que permite a valorização da geléia de frutas com viabilidade econômica melhorada de forma eficiente. Considerando a viabilidade e baixo custo desse processo e os diversos parâmetros econômicos analisados pretende-se contribuir para o fornecimento de um alimento mais saudável para a população.

Keywords : Biomassa; Energia; Frutas.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese