5, v.2O consumo de energia elétrica produtiva e o valor produção agropecuária na região de BotucatuO impacto sócio-ambiental da geração de energia elétrica nas vilas e municípios do interior do Estado do Amazonas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CARMO, José R. do, MARQUES, Rui Manuel B.S., BETIOL JR., Genésio et al. O impacto positivo do programa luz no campo na extensão rural a sericicultura em Ribeirão Claro - PR. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200025&lng=en&nrm=iso> .

O Programa "Luz no Campo" criou impacto positivo e favorável à ampliação de oportunidades no meio rural. Facilitou o acesso de trabalhadores ao bem energético lhes proporcionando melhoria nas condições socioeconômicas. Em decorrência, após a conclusão das obras de eletrificação rural nos assentamentos de "Anhumas" e "Maria Neto", implantados em Ribeirão Claro, no Estado do Paraná, foi possível viabilizar dois projetos de sericicultura (cultura do bicho-da-seda) naquela localidade. O consumo de energia desses projetos não se restringiu apenas ao conforto humano, mas foi também canalizado para a produção. Como resultado, o êxito econômico que vem sendo obtido naqueles assentamentos, em menos de um ano, se deve às ações de transformação no campo, que reduziram a pobreza e aumentaram as perspectivas de melhor qualidade de vida aos assentados.

Keywords : Eletrificação rural; Assentamento; Extensão rural; Inclusão social; Sericicultura.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese