5, v.2O papel do estado na universalização dos serviços de energia para comunidades isoladasParticularidades da geração distribuída com sistemas fotovoltaicos e sua integração com a rede elétrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural



Resumen

JARDIM, Carolina da Silva, SALAMONI, Isabel, RUTHER, Ricardo et al. O potencial dos sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica em áreas urbanas: dois estudos de caso. In Anales del 5º Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [citado 28 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200029&lng=es&nrm=iso> .

Desde a década de 70, o Brasil vem sofrendo períodos de restrições financeiras e de crises no setor elétrico nacional. Estratégias no sentido de controlar a curva de carga principalmente nas horas de pico devem começar a ser prioridades no setor elétrico. Uma das alternativas de deslocamento dessa carga é a utilização de painéis fotovoltaicos interligados à rede de energia elétrica, disseminando dessa forma a geração nos pontos consumidores. Percebe-se que o pico de carga diurno devido principalmente à utilização de ar condicionado é dado justamente em casos onde a disponibilidade solar é alta. As curvas de carga, para regiões de "consumo diurno", serão analisadas e comparadas com a capacidade de geração fotovoltaica (FV). Para isso será calculado o Fator Efetivo de Capacidade de Carga (FECC) de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica, traduzindo a capacidade das plantas FV em garantir o suprimento do consumo para uma determinada região analisada. Esse fator será relevante quando existir insolação adequada e consumo energético crescente, ou seja, onde haja a necessidade de expansão do sistema elétrico, principalmente de transmissão e distribuição. A análise pode ser feita para qualquer região da qual se tenha dados de geração solar e de consumo. Os estudos poderão comprovar na prática a eficiência de sistemas fotovoltaicos na redução do pico de consumo diurno. O trabalho visa estabelecer uma metodologia de identificação dos sítios onde a geração FV possa ser aplicada com o máximo de benefícios.

Palabras llave : energia fotovoltaica; pico de demanda; consumo energético.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués