5, v.2Planejamento energético em regiões isoladas da amazônia utilizando sistemas de informações geográficasPotencial de utilização energética de biomassa residual de grãos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural



Resumen

FROTA, Willamy Moreira y BAJAY, Sérgio Valdir. Política energética, planejamento e regulação para os sistemas isolados. In Anales del 5º Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [citado 27 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200032&lng=es&nrm=iso> .

O atendimento às necessidades energéticas das localidades isoladas e, em particular, das situadas na Região Norte defronta-se com uma situação crítica, que contrapõe uma estrutura de suprimento de energia elétrica com custos muito superiores aos encontrados nos sistemas interligados a comunidades de consumidores com padrões de renda em geral bem inferiores em relação à média nacional, em muitos casos voltadas a atividades extrativas de pequena escala e a uma agricultura de subsistência, vivendo em localidades que são, usualmente, de difícil acesso. Logo, as características intrínsecas dos sistemas isolados são as predominâncias de baixas densidades de carga e a dispersão populacional. As economias regionais atendidas pelos sistemas isolados atravessam, freqüentemente, situações de profunda estagnação econômica, associadas fortemente à falta de agregação de valor aos produtos regionais. Este baixo desempenho econômico, aliado às características de isolamento geográfico, bem como a falta de adoção de um planejamento energético específico e sustentável, integrado a programas de desenvolvimento regional são, sem dúvida, as maiores barreiras que comprometem a viabilidade de um bom atendimento energético a estas regiões.

Palabras llave : Sistemas Isolados; Política Energética; Planejamento; Regulação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués