5, v.2Política energética, planejamento e regulação para os sistemas isoladosPreparação de carvões ativados com poros de dimensões nanométricas a partir de precursores de biomassa author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

MOURAD, Anna L., AMBROGI, Vinicius S. and GUERRA, Sinclair M. G. Potencial de utilização energética de biomassa residual de grãos. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 19 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200033&lng=en&nrm=iso> .

A biomassa resultante das partes de grãos não aproveitadas, como palha e casca de arroz, milho, trigo, soja, cultivos de grande volume no país, tem potencial para ser aproveitada energeticamente. Estimou-se que a contribuição desta biomassa residual seja da ordem de 167,8 milhões de GJ/ano, valor que poderia ser somado ao uso já estabelecido do bagaço de cana para fins energéticos que em 2001 foi de 658 milhões de GJ. Esta energia pode ser utilizada para a secagem destes mesmos grãos (estimativa de gasto energético de 67 milhões de GJ), energia que atualmente tem sido suprida, quase que totalmente, pelo uso de óleo combustível. Pode também substituir o óleo combustível utilizado no setor agropecuário, nas indústrias de alimentos e bebidas, cerâmica e têxtil (setores que consumiram 67.822 GJ em 2001). No estado de São Paulo as regiões de maior potencial para instalação de usinas geradoras de energia a partir destes resíduos estariam localizadas nos EDR (Escritório de Desenvolvimento Regional) de Assis, Avaré e Itapeva.

Keywords : Resíduos; arroz; milho; trigo; feijão; trigo; soja; geração de energia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese