5, v.2Potencial de utilização energética de biomassa residual de grãosPrincipais fatores que influenciam a demanda e o consumo de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos domiciliares author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

CAPOBIANCO, Gino, COUTINHO, Aparecido dos Reis and LUENGO, Carlos Alberto. Preparação de carvões ativados com poros de dimensões nanométricas a partir de precursores de biomassa. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 30 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200034&lng=en&nrm=iso> .

Neste trabalho apresenta-se a preparação de carvões ativados (CA), utilizando madeira de pinnus, mesocarpo de coco verde e casca de macadâmia como precursores. As matérias primas são carbonizadas e ativadas fisicamente com CO2 e quimicamente com ZnCl2. Os CA resultantes são caracterizados pelas técnicas: MEV- microscopia eletrônica de varredura, ASE- área superficial específica (método BET), DR- densidade real e análise imediata e outras. Resultados preliminares das amostras de CA provenientes da casca de macadâmia apresentam densidade aparente em torno de 1,08 g/cm3, ASE de 1400 m2/g e diâmetro médio de poros na faixa de 1,2 nm-1,6nm. Estas propriedades indicam que estes CA podem ser aplicados, por exemplo, para o armazenamento do gás natural.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese