5, v.2Preparação de carvões ativados com poros de dimensões nanométricas a partir de precursores de biomassaProcedimento para averiguação operacional de sistemas fotovoltaicos de bombeamento author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

MORANTE, Federico and ZILLES, Roberto. Principais fatores que influenciam a demanda e o consumo de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos domiciliares. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 28 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200035&lng=en&nrm=iso> .

A partir dos resultados alcançados por meio de uma pesquisa que teve o objetivo de entender o comportamento da demanda de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos domiciliares, se conseguiu identificar alguns fatores que influenciam o caráter aleatório da demanda. Estes podem ser agrupados em fatores técnicos, gerenciais, psicológicos, geográficos, demográficos, socioculturais e econômicos. A finalidade deste artigo é descrever cada um deles e, simultaneamente, mostrar algumas constatações que resultaram do trabalho de campo. A pesquisa envolveu 178 pessoas e 13 comunidades rurais localizadas nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Amazonas e, além disso, na região Puno, no Peru. Dez dessas comunidades estão eletrificadas utilizando a tecnologia solar fotovoltaica e três a rede elétrica rural.

Keywords : Tecnologia Solar Fotovoltaica; Sistemas Fotovoltaicos Domiciliares; Contadores de Ah; Demanda de Energia Elétrica; Eletrificação Rural.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese