5, v.2Programa de uso racional de energia e fontes alternativas: PUREFAEnvironmental re-adaptations of farms seeking to the water contamination reduction (Itaipu/UNIOESTE integrated project) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Encontro de Energia no Meio Rural



Abstract

UDAETA, Miguel Edgar Morales, INO, William Takanori, GRIMONI, José Aquiles Baeso et al. Proposição para o interior Paulista do Planejamento Integrado de Recursos. In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [cited 22 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200040&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho busca elaborar projeções baseadas no PIR (Planejamento Integrado de Recursos Energéticos) a fim de propor uma alternativa de desenvolvimento sustentável para uma região de São Paulo. De posse dos dados da região, obtidos nos últimos anos por diversas frentes de estudo do GEPEA-USP, foram criados cenários de desenvolvimento e consumo de energia. Nestes cenários, foram consideradas duas possibilidades para suprir a demanda desta região: energia de fontes limpas e/ou renováveis e energia de fontes que buscam custos mais baixos. Para simular o comportamento dos diversos fatores da oferta e da demanda no longo prazo, utilizou-se o LEAP (Long-range Energy Alternatives Planning System). Ambos os cenários apresentaram vantagens e desvantagens, porém o cenário de energia limpa pode muito bem suprir as necessidades da região pelos próximos vinte anos. Incertezas em períodos maiores tornam as previsões pouco confiáveis, pois tanto do lado da demanda como da oferta podem haver alterações que invalidariam o estudo. O ideal é que haja um acompanhamento do comportamento do setor de modo a fazer projeções mais curtas, de dez anos, por exemplo, para que sejam feitos os ajustes necessários no parque gerador e nas políticas de consumo. Previsões longas servem sim para mostrar os limites do sistema e da reserva de modo a prever situações de emergência como as ocorridas em 2001 com escassez de água e conseqüente racionamento de energia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese