5, v.2Readequação ambiental de propriedades rurais visando à redução de contaminação das águas (projeto integrado Itaipu/UNIOESTE)Simulações do custo de energia para calefaçã0 em casas de vegetação para cinco cidades brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Encontro de Energia no Meio Rural



Resumo

NAGLE, Elizabeth Camargo, STREB, Cleci Schalemberger, TEIXEIRA, Eglé Novaes et al. Região Metropolitana de Campinas: gestão de resíduo sólido para o desenvolvimento regional sustentável. In Anais do 5º Encontro de Energia no Meio Rural, 2004, Campinas (SP) [online]. 2004 [citado 04 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200042&lng=pt&nrm=iso> .

Em suas atividades cotidianas, todo ser humano gera, diariamente, grande quantidade de resíduo. O ciclo de vida do resíduo, produção, coleta, transporte, tratamento e/ou disposição final, impacta negativamente o ambiente. A humanidade tem observado, quanto à capacidade de absorver e reciclar matéria ou resíduo, a existência de limites no ambiente e convivido com níveis indesejáveis e preocupantes de poluição, assim como a conseqüente deterioração da qualidade de vida. Em decorrência disso, surge a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade atual. Visando a sustentabilidade global, a gestão de resíduo precisa ser planejada para garantir a sobrevivência das gerações futuras, com qualidade de vida. Dentro dessa premissa, por meio de análise teórica, o objetivo desse artigo é avaliar como a gestão de resíduo para a Região Metropolitana de Campinas pode interferir no desenvolvimento regional sustentável.

Palavras-chave : resíduo sólido; gestão; sustentabilidade; região metropolitana.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português